Um Livro sobre Colaboração

por Milena Mogi

 

 

 

O livro “Nós somos mais inteligentes do que eu” (tradução de Juliana Dartora, Bookman, 178 páginas), escrito por Barry Libert e Jon Spector, com a ajuda de colaboradores do mundo todo, fala sobre a inteligência colaborativa das pessoas no desenvolvimento de novas idéias, inovações e melhoria de produtos, o que já vem sendo utilizado em algumas empresas, em decorrência do atual cenário econômico.

A inovação do livro, que foi escrito com a colaboração de uma rede de milhares de voluntários, é que ele não se limita aos temas apresentados, mas traz também exemplos e resultados do trabalho desta inteligência coletiva, como acontece com o Youtube,  a Wikipédia e o MySpace, entre outros sites, provando que “Ninguém sabe tudo sozinho” ( de Etienne Wenger).

 

 

Está uma prévia descrição do livro:

“A colaboração em massa, ou o crowdsourcing, está se desenvolvendo de forma crescente, como evidencia o sucesso da Wikipédia, do Linux, do MySpace e do YouTube. Este livro mostra que o esforço colaborativo de uma comunidade, cujas idéias, compreensões e conhecimento são compartilhados coletivamente, gera resultados superiores do que os de um indivíduo. Muitas empresas já vêm se beneficiando do poder coletivo, mas nem todas obtiveram sucesso. Há muitas ciladas a serem evitadas e obstáculos a serem sobrepostos para cultivar a sabedoria das comunidades. Este livro mostra como fazê-lo.”

Leave a Reply