Testemunhais

Dep1

A metodologia participativa, aplicada com a ajuda de Moyses Simantob, tem sido a principal alavanca de transformação no planejamento estratégico do IPT para o período 2014-2018,

que busca + presença, + inovação e + impacto. A diretoria que assumiu o IPT em 2012 tinha a percepção de que havia barreiras culturais contra o arrojar-se na inovação, já que a venda de serviços mais tradicionais garantiu até recentemente uma estabilidade no crescimento das receitas do instituto em contratos de assessoria, consultoria, ensaios, análises e calibrações. Partindo da hipótese de que essa estabilidade é ilusória, e que só a inovação garantirá que o IPT chegue a seus 200 anos de vida em 2099, não há outra maneira de enfrentar barreiras culturais a não ser a busca do engajamento. A novidade proposta por Moyses em 2013 foi fazê-lo envolvendo quase um quarto dos pesquisadores em projetos institucionais de transformação, com stage gates bimensais dentro de ciclos anuais, em que toda a diretoria participa.  Tendo a clareza de uma visão de futuro institucional de buscar que 40% da receita esteja associada com inovação em 2018, partindo de 12% em 2010 e 20% em 2014, Moyses e sua equipe tem orientado com sucesso esse processo, acompanhando cada um dos 10 projetos institucionais, orientando cada equipe, rediscutindo a pergunta que sempre volta “mas afinal, o que é a inovação?”, ajudando a explicitar inovações que ficam escondidas nos serviços mais convencionais, revendo continuamente processos com o apoio de um Comitê Estratégico de 10 membros, incluindo o presidente do IPT, que se reúne semanalmente. O sucesso pode ser medido numericamente: atingimos 36% de receita com inovações em 2016.

——————————————


Dep2

“A SV Parterns foi contratada pela YPF Brasil (Filial da Companhia Petroleira Argentina YPF SA) com o desafio de alinhar a gestão estratégica para criar um ambiente de inovação. A assessoria contribuiu na implementação das bases de um Modelo de Gestão Integrado (MGI) através da utilização de metodologia e técnicas teórico – práticas. O conhecimento e experiência aplicada permitiu criar e formalizar um âmbito de discussão estratégica (Comité Estratégico), sistematizar o alinhamento dos objetivos e as metas do negocio junto com a implementação dos planos de ação e contingencia (A3´s).

O professor Moyses Simantob e equipe além da assessoria e consultoria desenvolvem um ambiente de confiança que ajuda na tomada de decisões”.

——————————————

” O Rally da Inovação foi criado pela Assessoria de Moysés Simantob em conjunto com as lideranças do Walmart Brasil. Um programa corporativo, ancorado em capital humano que se utilizou de processo disciplinado e estruturado – roadmap e de Stage Gates - para implementação de novas oportunidades e melhoria das já existentes. De 2006 até 201, plataformas de negócios como o pacto pela sustentabilidade, a cocriação com fornecedores para fomentos de produtos com menor impacto socioambiental e iniciativas de redução de desperdícios nas lojas, foram algumas das iniciativas bem sucedidas, que tem ajudado a florescer a cultura intraempreendedora no Walmart Brasil e servir de benchmarking para as outras operações do varejista no mundo. ”

——————————————

DEP4

“Graças ao suporte do Prof. Moysés Simantob, construímos uma abordagem de sucesso”

“Graças ao suporte do Prof. Moysés Simantob, construímos uma abordagem de sucesso, além de nos ajudar na elaboração do plano estratégico de Inovação que norteará os próximos 3 anos.”

——————————————

Dep5

“Métodos têm sido implementados para auxiliar os gestores nas tomadas de decisões e tornando sua prática num padrão de excelência.”

“A SV PARTNERS foi contratada para redirecionar o posicionamento estratégico da ESSENCIS, de empresa seguidora de mercado para líder do setor, dentro do período 2007-2017. Simantob recebeu o aval do primeiro escalão da empresa para implementar o Planejamento Estratégico com base em um profundo programa de inovação organizacional, redimensionando estrutura e cultura empresarial. Métodos como Innovation-HUB, Stage&Gates e Management Cockpit têm sido implementados para auxiliar os gestores na tomada de decisões e tornando sua prática num padrão de excelência alinhado ao PNQ.”

——————————————

Dep6

“com o apoio da Assessoria de Moysés Simantob, o Sebrae SP reuniu sua diretoria e todo o seu público interno para apresentar ao mercado sua visão de futuro.”

“Encurtar a distância da concepção de uma nova ideia ao produto elaborado aos MPEs tem sido o desafio do SEBRAE SP, que numa importante iniciativa, com o apoio da Assessoria de Moysés Simantob, reuniu sua diretoria e gerentes, numa primeira fase e, em seguida, todo o seu público interno, para apresentar ao mercado sua visão de futuro. Redes sociais, gestão do conhecimento e organização em rede tornam-se os Direcionadores Estratégicos do Sebrae SP para a sua gestão 2010-2020.”

——————————————

Dep7

“O Prof. Simantob ajudou a desmistificar e disseminar as práticas e a cultura da inovação.”

Com sua extensa experiência, e sua incomparável capacidade em desafiar o status-quo das organizações com as quais trabalha, o Prof. Simantob ajudou, na oportunidade de eventos ligados ao tema Inovação e Sustentabilidade, a desmistificar e disseminar as práticas e a cultura da inovação, entre as indústrias do nosso estado.”

——————————————

Dep8

“ A metodologia criada pelo Prof. Moysés Simantob proporcionou um forte alinhamento entre estratégia, organização, estrutura e cultura”

A metodologia criada pelo Prof. Moysés Simantob proporcionou um forte alinhamento entre estratégia, organização, estrutura e cultura. Políticas de inovação com foco na segmentação de mercado para redefinição de um novo portfólio de produtos e serviços foram implementadas para oferecer um novo posicionamento de marca para os stakeholders do negócio. O resultado foi 50% de aumento nas vendas totais.

——————————————

Dep9

”O trabalho realizado por Moysés Simantob e equipe em nosso workshop anual foi excelente.

”O trabalho realizado por Moysés Simantob e equipe em nosso workshop anual foi excelente. Reconheço que é um desafio importante manter 50 CEO’s e proprietários de empresas bem sucedidas em permanente interesse durante quase dois dias. Foi o que aconteceu! ”

——————————————

Dep10

“A parceria com o Moysés Simantob nos ajuda a acelerar a dinâmica do conhecimento.”

“Com sua inovação no Itaú-Unibanco é encarada como um desafio corporativo ampliado na busca de melhores resultados. Representamos uma área que promove o aprendizado permanente e que dedica-se a identificação e estruturação de melhores práticas para promover benchmark interno. Buscamos incessantemente a inovação através da integração de recursos internos e externos, na interação com universidades e pesquisadores dos principais programas de inovação no Brasil.

A parceria com o Moysés Simantob nos ajuda a acelerar a dinâmica do conhecimento, captura de oportunidades e a revisão constante da forma de pensar e agir, uma vez que o conhecimento não fica limitado às fronteiras da organização.

Peter Drucker, ao debruçar sobre o fenômeno da inovação nas organizações, afirmou certa vez que todo empreendedor de sucesso que conhecia tinha em comum não um tipo específico de personalidade e sim um compromisso com a prática sistemática da inovação. O que mais nos surpreendeu no relacionamento com o Moysés foi a sua capacidade em transformar obstáculos em inovações e valores em ações. O seu comprometimento com o nosso sucesso e sua capacidade ímpar de reconhecer as contribuições individuais de maneira honesta, independente e intuitiva, foram indispensáveis não só para instalar e sustentar uma dinâmica inovadora no processo de reflexão estratégica, como deu vida a um dos eventos mais inovadores e de marcado impacto dentro da nossa empresa.”