Responsabilidade Social, Empresarial e Empresa Sustentável

Autores: José Carlos Barbieri  e Jorge Emanuel Reis Cajazeira

Sinopse

É inegável a importância da responsabilidade social na atualidade, tanto que existe um verdadeiro movimento mundial em torno do tema. Prova disso são as inúmeras iniciativas promovidas por empresas, entidades empresariais, ONGs e órgãos vinculados à ONU, bem como do número crescente de códigos de éticas e programas de responsabilidade social empresariais e de normas voluntárias como SA 8000, AA 1000, NBR 16001 e a construção de uma norma de responsabilidade social pela International Organization for Standardization(ISO), a entidade de normalização mais importante da atualidade. A responsabilidade social das empresas não é um assunto pacificado, a não ser o reconhecimento da sua importância. O objetivo deste livro é apresentar uma sistematização sobre as principais questões da responsabilidade social empresarial, pensando tanto nos que estão começando a se envolver com esses temas, quanto nos que já avançaram, mas sentem necessidade de sistematizar seus conhecimentos e de mais esclarecimentos sobre os aspectos controversos. Como disse Alan Bryden, a maior autoridade da ISO, os autores desse livro “conseguiram comunicar toda a riqueza que o verdadeiro conceito de responsabilidade social requer, tanto na profundidade quanto na abrangência”.

O livro contém sete capítulos cuja trajetória vai do debate teórico em torno da responsabilidade social empresarial aos instrumentos gerenciais de natureza operacional. O primeiro Capítulo apresenta a fundamentação teórica discutindo as três teorias mais importantes sobre esse tema: a teoria do acionista, a teoria das partes interessadas na empresa ou dos stakeholders e a teoria contratualista. Cada teoria é apresentada com um breve resumo da sua origem e influências, seguido de uma apresentação das suas idéias centrais e, ao final, uma apreciação das suas contribuições e limitações. O segundo Capítulo discute modelos de gestão da responsabilidade social empresarial. Inicialmente resgata algumas propostas que ganharam projeção internacional. Depois, apresenta um importante fato da vida contemporânea, a confluência de dois grandes movimentos sociais, o da responsabilidade social empresarial e o do desenvolvimento sustentável. Os autores mostram como a convergência entre esses dois movimentos gerou o que se denomina organização sustentável. A partir daí, o Capítulo apresenta um modelo que incorpora contribuições desses dois movimentos, conhecido como modelo dos três resultados líquidos, ou triple bottom line, que objetiva organizar e articular as atividades da empresa para que ela obtenha resultados líquidos positivos em termos econômicos, sociais e ambientais.

O Capítulo 3 trata da ética em geral e da ética empresarial, componentes importantes da responsabilidade social empresarial. No Capítulo 4 são apresentadas as teorias ou doutrinas éticas normativas que podem dar contribuições importantes para a conduta moral dos que atuam nas empresas ou em seu nome. O capítulo se encerra com uma discussão sobre a necessidade de uma ética para o mundo globalizado e apresenta um núcleo de idéias para a construção dessa ética. A seguir são apresentados os aspectos práticos da responsabilidade social empresarial, sempre sob a perspectiva do desenvolvimento sustentável. O Capítulo 5 trata das principais fontes de princípios e de diretrizes para estabelecer políticas, objetivos e metas para tratar a responsabilidade social. O Capítulo 6 apresenta e discute alguns dos mais importantes instrumentos de gestão e como eles podem ser aplicados para implementar uma política de responsabilidade social conforme os conceitos de empresa sustentável. O último Capítulo reforça a idéia de que a gestão da responsabilidade social deve estar integrada ao modelo geral da organização e alinhado às suas políticas e estratégias. Com isso, fecha-se uma trajetória que vai das principais formulações teóricas sobre a responsabilidade social empresarial até as suas práticas mais recentes, afinadas com o movimento mundial pelo desenvolvimento sustentável. O livro contém ainda questões para revisão, um glossário e uma extensa bibliografia sobre o tema para quem quiser se aprofundar no assunto. Como diz no Prefácio Oded Grajew, Presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Ethos de Responsabilidade Social, “por todas essas considerações, o livro é de extrema importância: contribui, de forma concreta, ao avanço da responsabilidade social empresarial”.

Comments are closed.