White Martins cria novos serviços com ajuda dos funcionários

Todos os empregados da fornecedora de gases participam para aprimorar os produtos oferecidos pela empresa

Por Elisa Campos

Antônio César Miranda, da White Martins; Roberto Dalmolin, da A.T.Kearney, e Domingos Bulus, presidente da White Martins

A inovação deve estar presente em todas as operações de uma empresa. É essa a filosofia da fornecedora de gasesWhite Martins, a 11ª colocada no prêmio As Empresas Mais Inovadoras do Brasil, uma iniciativa de Época NEGÓCIOS em parceria com a consultoria A.T.Kearney. “A inovação é a parte mais importante do negócio. Ela deve permear todas nossas ações e sem envolvermos todos nossos funcionários não é possível fazer isso”, afirma Domingos Bulus, presidente da White Martins. Entre as funções mais importantes dos profissionais da empresa está a capacidade de visitar um cliente e saber ajustar o produto oferecido a cada negócio.

Um dos exemplos mais notáveis foi uma aplicação desenvolvida para a Vale. As locomotivas da mineradora eram movidas a diesel até a companhia entrar também no negócio de gás natural e decidir substituir o combustível mais poluente e caro pelo gás. A logística da mineradora foi toda alterada e redesenhada pela White Martins.

Para incentivar os funcionários a participarem do processo de inovação, a empresa lançou recentemente um programa para coletar novas ideias. Na primeira fase do projeto, cada um dos 5,5 mil profissionais que trabalham na empresa recebe uma ligação perguntando qual sugestão ele gostaria de implantar na White Martins. Quem não tiver nada em mente no momento receberá uma segunda ligação, uma terceira …

“Realizamos até agora 16,5 mil ligações e já temos 700 ideias que pretendemos por em prática”, diz Bulus.