Na IBM, a inovação começa na colaboração

Para Rogério Oliveira, presidente da IBM para a América Latina, a inovação é fruto da troca de idéias e da comunicação entre todos os funcionários

Por Época NEGÓCIOS Online

A IBM, uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, usa a colaboração como principal ferramenta para inovar. Seja por meio de portais internos, ou mesmo pessoalmente, os funcionários são estimulados a darem suas sugestões.

“A inovação não parte dos diretores ou de quem está no comando, mas sim de quem está diretamente ligado a rotina do trabalho”, diz Rogerio Oliveira, presidente da IBM para a América Latina.

Em tempos de crise, como os atuais, a inovação torna-se ainda mais importante, afirma o executivo. “É um elemento de sobrevivência”, diz.

Durante a cerimônia de entrega do prêmio As Empresas Mais Inovadoras do Brasil, realizado por Época NEGÓCIOS, Oliveira evitou falar de suas expectativas para o segundo semestre deste ano. “A crise é séria e não é possível saber o que acontecerá daqui pra frente, qualquer palpite é pura futurologia”, disse.