O Futuro Compartilhável das Cidades

O Futuro Compartilhável das Cidades

Alex Steffen, jornalista e ativista, acredita no desenvolvimento sustentável e a urbanização como solução para os problemas climáticos, por isso seu última participação no TED teve como tema ” O futuro compartilhável das cidades”.

Projetos de bairros ecológicos podem expandir o acesso coletivo as necessidades da população, reduzindo o tempo gasto com transportes como o carro.

Segundo Steffen, quando as pessoas vivem juntas, elas emitem menos carbono e menos poluição. As coisas são mais facilmente obtidas, e mais facilmente compartilhadas.

Seguindo uma linha parecida, o diretor de desenho urbano da Prefeitura de Nova York, Alexandros Washburn, acredita que “o pedestre é o mais importante. Caminhar é a atividade mais importante na cidade. Tanto pelo lado cultural como pela sustentabilidade.”

Mas para que isso seja possível são necessárias algumas mudanças, os prédios devem ser construídos nas calçadas, os primeiros andares devem ter lojas e janelas, para que as pessoas sintam que a rua está aberta.

Portanto, devemos olhar para os pedestres daqui pra frente, não somente nos meios de transporte coletivo, público ou alternativo, como as ciclovias.

Leave a Reply