Apresentação à Edição Brasileira

Apresentação à Edição Brasileira

Apresentação à Edição Brasileira

A compreensão histórica que temos da área de Design é geralmente relacionada à criação de objetos com uma forma e estética diferenciadas. Esse conceito, que durante muito tempo dominou a área, limita o escopo e os resultados possíveis através do uso do Design como diferencial competitivo. Atualmente, alguns autores e empresas entendem o Design como uma função que envolve um caráter empreendedor e estratégico, dentro ou fora de uma organização. Essa visão permite, por exemplo, desenvolver a noção de valor além do produto, buscando a agregação de valor de distintas maneiras, como por meio de serviços e experiências diferenciadas. Essa perspectiva pode ser associada a empresas, ou mesmo a cidades. Perceber um território, por exemplo, como um espaço a ser projetado para maior agregação de valor para uma determinada região caracteriza-se como Design Territorial. Projetar esses serviços, essas experiências e comunicá-las, é papel do designer. A partir desse novo contexto, faz-se necessário ampliar não apenas o conceito, mas o escopo de atuação e a compreensão da área nas diferentes organizações. O design passa a ser fator estratégico para as empresas
É dentro desse espaço em que está inserido o livro Gestão de Design, uma das principais obras na área, escrito pela professora e pesquisadora Brigitte Borja de Mozota. Além de apresentar um panorama histórico e sistêmica da área de Design como um todo, o livro explora os relacionamentos da área com elementos fundamentais para a competitividade: marketing, inovação e estratégia. Além disso, discute diretamente conceitos e métodos relacionados a gestão do Design e, em especial, sua administração estratégica. Dessa forma, amplia sua aplicabilidade, passando de elemento operacional no cotidiano empresarial para fator estratégico sobre sua competitividade.
Uma característica importante do livro é o uso de casos para ilustrar os diferentes níveis de aplicação do design. Inúmeros são os casos internacionais apresentados pela autora, como por exemplo, as empresas Alessi, BMW, Braun, Philips, IBM, Renault, Motorola, Nike, Nissan, PRADA, Ralph Lauren, RCA Thomson, Shell e SONY.
Entretanto, a versão em Português, possui ainda um conjunto de casos desenvolvidos por pesquisadores da área de Design no Brasil. Esses casos ilustram a aplicação dos seus conceitos em organizações localizadas no Brasil e constituem, por tanto, uma base de dados diferenciada para a compreensão do papel do Design em organizações com as características que temos em nosso país. Cabe salientar que, embora os casos sejam reais e apresentem uma forte relação com o uso do design, a maioria deles foi escrita exclusivamente para o presente livro.

Convém ainda reforçar dois pontos. O primeiro deles, é a relevância internacional do presente livro. Compreendido como uma das principais obras sobre o tema, a obra possui versões em diversos idiomas, o que amplia sua inserção e permite um compartilhamento e ampliação maior de conteúdos e práticas. Além disso, a autora é uma das pioneiras na produção de conhecimento na área de Gestão de Design, com o lançamento da primeira obra sobre o tema em 1990. É uma figura expoente dentro da principal organização internacional de difusão do conhecimento em Gestão de Design, o Design Management Institute, tendo coordenado o conselho de pesquisa da instituição. Possui expressiva produção acadêmica atuando como docente e pesquisadora em distintos fóruns da área, como a European Academy of Design e Design Management Europe Award, bem como atuando com diretora de pesquisa da Parsons Paris School of Art + Design e docente da Université Paris Ouest.

Esperamos que todos tenham uma excelente leitura e que sejam agentes do processo de consolidação da área de Design, em nosso país, como área estratégica e associada a ampliação de nossos diferenciais competitivos em escala local e global.

Moysés Simantob (Fundação Getúlio Vargas – São Paulo)
Gustavo Severo de Borba (Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS)
Filipe Campelo Xavier da Costa (Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS)

One Response to “Apresentação à Edição Brasileira”

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