E-topia

Autor: William J. Mitchell

´Precisamos aprender a construir e-topias – cidades eletronicamente servidas, globalmente ligadas para o alvorecer do novo milênio´, proclama o autor, arquiteto que atua em uma das mais avançadas organizações de ensino e pesquisa dos Estados Unidos, o Massachusetts Instituto of Technology (MIT).

Teorizando a respeito da era da informação, ele observa que este é o momento de reinventar o desenvolvimento urbano, dada a transformação diante da qual nos encontramos, resultante da convergência gradual de muitos processos.

´Quando [esses processos] se juntaram, foi como misturar componentes até então inofensivos para produzir nitroglicerina´, diz Mitchell. ´

A informação se tornou desmaterializada e incorpórea e circula agora ao redor do globo, na velocidade da luz e em volumes assustadores, através das redes de computadores. E esse vasto processo global está apenas se preparando para funcionar.´

Os desafios e perspectivas deste momento de big-bang tecnológico são enfocados aqui por um autor que, consciente das mudanças radicais em andamento, acredita que ´podemos criar uma urbanidade civilizada apoiada menos na acumulação de coisas e mais no fluxo de informação´.

__________________________________________________________________________________________________________________

Comments are closed.