Como a Internet Móvel Interfere nas Mídias Sociais?

O crescimento da internet via mobile era previsível, mesmo assim os números são incríveis!

De Janeiro de 2009 para Janeiro de 2010 o número de acessos por smartphones cresceu mais de 10% e o número de acessos ao facebook mobile aumentou mais de duas vezes.

O acesso a rede mobile tem sido predominantemente para postar ou comentar nas redes sociais ou em blogs, se tornando mais sociável do que usuários da internet fixa.

A pergunta que se pode fazer é: que significado tem para nossa vida saber tudo e ver tudo?
Por um lado, a comunicação instantânea tornam velhas as notícias da manha, uma vez que, são debatidas, comentadas, desdobradas, ampliadas, enfim, enriquecidas por outros textos, que podem ser lidos em qualquer idioma,  sons, gráficos, fotografias, vídeos e, quem sabe, em breve, aromas.

Por outro, perde-se o rigor da pesquisa, da fonte qualificada, o que nos faz mergulhar num oceano de “achismos” e opiniões leigas e pouco elaboradas.

Mas há um fato extraordinário nisso tudo que é a liberdade de acesso ao conhecimento, cientifico ou popular, na palma da mão, aqui e agora, para o bem ou para o mal, para os crentes ou para os descrentes. A liberdade cresce e a censura emudece, o acesso à internet traz um novo sentido da vida em comunidade global e, ao mesmo tempo, é impotente na inclusão de indivíduos condenados a estar de fora da rede, estes talvez serão os novos analfabetos funcionais , ampliando a defazagem tecnológica e as possibilidades de conhecimentos, de relacionamentos  como processos globais , com efeitos que influenciam os atos da nossa própria existência.


Lembrando John Cage, “eu não posso entender por que as pessoas ficam assustadas com as novas ideias, eu fico com medo das velhas”.

Leave a Reply