Assessoria Estratégica

SV_Assessoria

Por que Assessoria e não Consultoria

Porque a assessoria não pressupõe respostas prontas às questões trazidas pelas empresas. Se a consultoria oferece produtos, preconcebidos,  que precisam ser adequados às demandas das empresas, a assessoria investiga, observa, ouve e co-constrói a compreensão da questão e modela possibilidades de conduzir ações na direção que todos os envolvidos acreditam ser a mais adequada.

Ambas abordagens funcionam e, ambas, pretendem o mesmo fim – a adaptação da empresa frente a sobre(com)vivência com o meio externo à ela, contudo, os caminhos que cada qual se utiliza são diferentes.

Algumas Técnicas da Assessoria

Diante de questões, com maior ou menor grau de complexidade, trazidas pelas empresas, nem sempre é claro identificar a técnica que melhor trará resultados. A experiência, nesses casos, aguça o olhar, que se torna mais crítico e oportuniza a solução pela interação sincera entre assessoria-empresa. Em outros casos a solução se manifesta pelas virtudes da intuição do grupo. Em ambos os casos, a coragem tem sido fator determinante para encaminhar frentes de ação. As técnicas que mais frequentemente temos feito uso são:

- Teoria em U , de autoria do Prof. Otto Scharmer.

- Processos Reflexivos, de autoria do professor e psiquiatra Tom Andersen.

- Mediação de Grupos , de Dora Fried Schnitman e Stephen Littejohn e do Instituto Familiae.